24 de fevereiro de 2008

Como nasceu o Comércio Justo:

O Comércio Justo foi pensado por pessoas de vários países que queriam acabar com a ajuda meramente caritativa a países pobres e dar uma ajuda verdadeiramente económica que favorecesse a dignidade humana e autonomia económica das populações necessitadas, através de um comércio justo e solidário. Isto foi reclamado na ONU em Nova Deli no ano de 1968 na Segunda Conferência UNCTAD sobre Comércio e Desenvolvimento com a mensagem: "Comércio sim não apenas Ajuda" que defende relações comerciais equitativas entre os países do Norte desenvolvido e os países do Sul subdesenvolvido.

Nos nos anos 50 já se tinham criado algumas associações com esta filosofia como a Ten Thousand Villages http://www.tenthousandvillages.com/ nos EUA ou a OXFAM
http://www.oxfam.org.uk/ no Reino Unido.

Em 1973 a Holanda fez a primeira importação de café de Comércio Justa da Guatemala dando origem á Fair Trade Organisatie http://www.fairtrade.nl/.

Em 1987 fundou-se a EFTA
http://www.european-fair-trade-association.org/ uma organização que reunia os 11 maiores importadores de comércio justo da Europa e em 1989 a IFAT- http://www.ifat.org/ Associação Internacional de Comércio Justo com 70 países fundadores (em 2009 tornou-se na World Fair Trade Organization http://www.wfto.com/).

Em 1997 foi criada a FLO (Fairtrade Labelling International) http://www.fairtrade.net
para auditar e certificar produtos de comércio justo promovendo a sua credibilidade.

A NEWS! http://en.wikipedia.org/wiki/NEWS! é uma rede europeia de lojas de comércio justo com 15 associações e 13 países criada em 1994
. Portugal fez parte desta associação através da Coordenação Portuguesa de Comércio Justo.

Em Portugal no ano 2001 a Cores do Globo http://coresdoglobo.org/ foi a associação que promoveu o Comércio Justo neste país.


O comércio justo é reconhecido pela Comissão Europeia.

Em 2006 o Parlamento Europeu reconhece o comércio justo como um meio eficaz na erradicação da pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável
(cores do globo)

Hoje em dia mais de um milhão de pequenos produtores estão organizados em mais de 3000 organizações de comércio justo em mais de 50 países do Sul subdesenvolvido e os seus produtos são vendidos nos países do Norte desenvolvido e cada vez mais em lojas de países do Sul.

El comercio justo ayuda a más de un millón de pequeños productores organizados en más de 3000 organizaciones en más de 50 países en desarrollo y protege el medio ambiente y las personas a través de una economia humanista y ecológica.

Fair Trade helps more than one million small producers organized in more than 3000 organizations in over 50 underdeveloped countries and protects the environment and the people through an economy humanistic and ecological.

Nenhum comentário: